quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Sobre pessoas que não têm nada a acrescentar

Pois é. Deixa eu contar: elas não existem.
Sabe aquele pessoa que você não conhece mas já se acostumou com o rosto e sempre que a vê em qualquer lugar, você a reconhece? Pode ser uma garçonete do restaurante que você freqüenta, um morador de rua, um flanelinha que guarda seu carro. Um passante qualquer que sempre passa por você.
Essas pessoas que você nem conhece, mas já viu mais de 2 vezes, o influenciam sem saber e ficam guardadas na sua memória. É um estranho conhecido, para quem você gosta de sorrir quando encontra nos lugares. De alguma forma, essas pessoas deixaram uma marca em você. Todo mundo deixa algum tipo de marca na gente. Até a pessoa mais chata que você já conheceu, ou a mais apática (sou eu), alguém que te odeia, ou alguém de quem você só ouve falar. Cada nome ou rosto humano é um registro que temos na memória.
Por isso e por tantos outros motivos eu não aceito que venham dizer que eu preciso "ser alguma coisa na vida de alguém", que eu tenho que "influenciar alguém". Porque aparentemente eu sou medíocre. Sou "um nada". E, por incrível que pareça, eu não to sendo dramática dessa vez. As palavras usadas foram essas MESMO.
Eu já tinha escutado há alguns anos, na oitava série, uma então amiga minha dizer: "Tu não acrescenta nada na minha vida". Nunca me esqueci disso. Guardo até hoje. Não em forma de mágoa, mas em forma de aprendizado. Aquela menina, que eu ainda cumprimento quando tenho oportunidade, deixou uma marca em mim. Aprendi com ela que ninguém passa batido pela gente.
Aprendi que não posso dizer a uma pessoa "você não me acrescenta nada", porque até os estranhos conhecidos e os passantes têm algo a me acrescentar. Só não tem quem ainda não existe.
E... assim... Eu existo. Obrigada por notar.

4 comentários:

Raphael Dimitri disse...

Você existe, e eu notei isso!

Admirando cada vez mais seus achismos!
beijo guria :D

Clara Alvarenga disse...

Ow linda... achei lindo!

Que coisa horrível essa sua "amiga" te falou.. horrível mesmo. Concordo perfeitamente com você!

E você faz muita diferença na minha vida flor! =***

bjoos florrrr!

Izau Melo † disse...

Acredito que a pessoa que te disse isso, na verdade ela é o nada propriamente dito e se disse isso, mesmo assim vc acrescentou nela o achismo, eu, por exemplo, nem te conheço e já te considero importante pra mim, vc acrescentou muita coisa na minha vida, inclusive inveja em algumas coisas que vc escreveu, gosto de usar o meu tempo conversando contigo, lendo os seus textos... rindo ou teimando contigo, me sinto em casa no seu blog e na sua companhia

obrigado por isso

Lia Araújo disse...

Tem pessoas que acrescentam muito e nem fazem idéia.
Fiquei aqui pensando e vc em toda razão...tem toda razão...têm pessoas que me acrescentaram e nem fazem idéia... daí, elas podem esta pensando ( quando passam por duvidas) que não acrescentaram nada na vida de alguém, sem suspitar que as vezes, isso é silêncioso...

Gostei muito, Deyse...

To precisando de coisas assim
Você existe ;]


beijos