segunda-feira, 7 de junho de 2010

Sobre um pseudo-jornal e sua pseudo-matéria

Sobre um texto lido no Ac24horas (leia-o antes, se conseguir), que eu não pude ignorar. Tentei comentar, mas meu texto era muito longo e, de qualquer forma, eles não o publicariam.


Tenho que dizer que dentre tudo o que chamam de jornalismo, esse site é o que menos se aproxima da definição. Li todo o texto, e me recuso a acreditar que publicaram isso. Não só pelos erros de português, que com muito esforço poderiam ser perdoados se o conteúdo compensasse a ignorância e descaso à escrita e à língua. E, definitivamente, ele não compensa.

Mas o que me causou maior repugnância foi a forma como generalizaram fatos isolados sobre igrejas, pastores e líderes pseudo-evangélicos, que na verdade nem têm compromisso com o Evangelho, e sim com comércio. Repudiei o fato de citarem, principalmente, o nome da Assembléia de Deus nos termos em que a colocaram.

Não digo que todas as igrejas e pastores são honestos e santos. Mas também não digo que todos vendem salvação, curas, etc., como sugere o texto.

Aliás, o texto supostamente deveria ser uma matéria? Porque se deveria, não conseguiu. A opinião intransigente e contra o protestantismo está explícita no texto. Além do que, cada parágrafo deixa óbvio que o(a) autor(a) NUNCA assistiu aulas de Comunicação Social, nem tem noções de ética, ou mesmo de direitos humanos. Nem vou mencionar os direitos e garantias fundamentais da Constituição, porque seria discrepância com o nível de instrução do(a) autor(a).

Se o(a) autor(a) acha que é tão verdade isso tudo que falou em seu rascunho de texto jornalístico (me dói fisicamente chamá-lo “jornalístico”), que pelo menos tenha a prudência de elaborar um texto com argumentos fundamentados em alguma coisa além de sua opinião presunçosa e preconceituosa a respeito de fatos isolados.

Obrigada.

4 comentários:

Nane disse...

Gente, nem acreditei quando li.
É um completo absurdo... essa
pessoa não é digna nem de um
blog, quem dirá de se considerar
um jornalista!
E olha que nem evangélica eu sou..
E estou chocada com esse absurdo..
Os maiores jornalistas de tds os
tempos estão revirando no tumulo!
Certeza...

Veriana Ribeiro disse...

o AC 24 horas é igual a revista Veja. confunde texto opnativo com informativo, jornalismo com achismo, livre expressão com preconceito.

Helder Cavalcante Jr. disse...

Que texto lúcido. Sou ateu e me senti bem lendo sua visão sobre um texto tão ruim. Se você estuda na UFAC, parabéns, pensa melhor do que muito professores de lá.

S. disse...

ADOROO!! o// só a Dê pra escrever com tanta categoria e classe ne.. pq se fosse eu..rá rá rá.. POR ISSO q eu nao gosto de jornal seja em tv, impresso, site, ou o que for: Se eu quisesse ler merda.. putz, eu li uma merda ne.. akela IMUNDICEE de materia, mas ainda bem que tem esse post aki pra nao fazer a gente vomitar, ou cortar os pulsos!! Mesmo assim eu ainda to com vontade de ir lá e mostrar o meu "pulso" de crente pra akela anta! PAREI..